Escolher o nome certo para uma corretora de seguros vai além de uma simples decisão criativa; é uma estratégia fundamental que pode definir o sucesso e a percepção da marca no mercado. O objetivo deste artigo é ser um guia prático e eficiente para te ajudar a escolher um nome que ressoe com o público-alvo e se destaque no Mercado de Seguros. Vamos explorar desde técnicas de brainstorming até a conformidade legal necessária para a escolha do nome ideal.
Antes de entrar no processo criativo, é fundamental compreender completamente seu negócio. Identifique quem são seus clientes e como você deseja posicionar sua corretora no mercado. Pense em quais valores seus clientes procuram em uma corretora de seguros e como você gostaria que sua marca fosse vista. Responder a essas perguntas vai orientar sua busca por um nome que não só se alinhe com a identidade da sua marca, mas também ressoe com seus clientes.
O brainstorming (podemos chamar de toró de ideias em português) é uma ferramenta valiosa na escolha do nome. Inicie definindo um objetivo claro para a sessão e envolva sua equipe no processo.
Utilize técnicas como mapas mentais para explorar diferentes aspectos e valores da marca. Ferramentas online, como geradores de nomes, também podem ser úteis para estimular a criatividade. É importante manter a mente aberta e considerar todas as sugestões, pois ideias iniciais podem evoluir para conceitos mais refinados.
A partir daí é só soltar a criatividade e anotar todas as ideias que surgirem, não tenha medo. Depois disso, a atividade continua com a equipe fazendo escolhas e “enxugando” as opções cada vez mais, até chegar em apenas uma.
Seja diferente, mas não complique demais
Se diferenciar no Mercado de Seguros vai fazer com que você ganhe destaque e seja notado com mais frequência. Sendo assim, dedique um tempo para encontrar um nome que não seja "mais do mesmo”, dessa forma é muito mais fácil da sua empresa ser lembrada. Algumas vezes podemos pensar: “será que um nome tem realmente esse poder?”
E sim, é através de pequenos detalhes que você se torna diferente dos demais. Mas é fundamental se atentar para não passar do ponto, um boa escolha de nome pode variar mas se existem alguns pontos que devem sempre estar presentes:
Um nome forte é, acima de tudo, fácil de lembrar, simples de pronunciar e tem uma boa sonoridade. Pense em nomes que evocam segurança e confiabilidade, mas que também são únicos e distintos. Evite jargões complicados e opte por palavras que criem uma imagem positiva da sua corretora. Exemplos de nomes bem-sucedidos em outras empresas podem servir como inspiração.
Verificar a disponibilidade legal do nome escolhido é tão fundamental quanto sua originalidade. Consulte o INPI para garantir que o nome está disponível e esteja ciente das normas da SUSEP.
A SUSEP possui algumas regras para nomes de corretoras de seguros e você precisa estar por dentro de tudo isso para evitar futuras dores de cabeça e possíveis riscos, até mesmo jurídicos.
Segundo a Circular 127/200 é obrigatório constar as expressões “Corretora de seguros” ou “Corretagem de seguros” na denominação social ou nome fantasia da sua corretora de seguros.
Nomes iguais ou semelhantes a outras corretoras já existentes também não são permitidos. E ninguém quer ter sua corretora confundida com outra, certo?
Propriedade intelectual é coisa séria e registrar sua marca vai te dar muito mais segurança.
Você pode conferir se o nome que gostaria de registrar sua corretora está disponível através do INPI, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Além disso, você também pode realizar o registro por lá.
Ao escolher um nome, é importante evitar seguir modismos. O nome escolhido deve ser atemporal e capaz de representar sua corretora no futuro, sem parecer datado ou fora de contexto.
Foque em nomes que você realmente goste e que reflitam o ethos de sua empresa, em vez de optar por algo que seja popular apenas momentaneamente.
Pode parecer muito óbvio, afinal quem selecionaria um nome que não gosta na própria empresa? Mas a questão que queremos abordar aqui diz respeito a tendências.
Estar atento ao que está em alta no momento é fundamental, mas, o nome é algo definitivo, então não é uma boa ideia escolher o caminho das tendências no processo de naming, já que tendências são passageiras.
Nesse momento, esqueça o que está mais popular, foque no que você mais gosta e o que mais é apropriado para o conceito que você quer alcançar.
Selecionar o nome para sua corretora de seguros é uma decisão importante que demanda reflexão e criatividade. Este guia foi elaborado para orientá-lo nesse processo, assegurando que o nome que você escolher seja envolvente e memorável, além de refletir os valores da sua empresa e estar de acordo com as regulamentações legais. Com estas dicas, você terá as ferramentas necessárias para escolher um nome que se tornará a base da identidade da sua marca no Mercado de Seguros.